terça-feira, 3 de julho de 2012

Dados Estatísticos

Brasão de Araioses

Bandeira de Araioses

Em destaque, o município de Araioses



Unidade federativa  Maranhão
Mesorregião Leste Maranhense
Microrregião Baixo Parnaíba Maranhense 
Municípios limítrofes N - Oceano Atlântico, S -São Bernardo, O - Água Doce do Maranhão L - Parnaíba-PI
Distância até a capital (São Luís) 306 km
Indicadores
IDH 0,486
PIB R$ 113 174,411 mil
PIB per capita R$ 2 916,87


Araioses é um município brasileiro do estado do Maranhão. Possui uma população de 42.505 habitantes.
Seus principais pontos turísticos são: as praias do Farol, do Caju, do Meio, dos Guarás e dos Poldros; as ilhas do Caju, Canárias, dos Poldros, do Carrapato e outras quase 60 ilhas do Delta das Américas dentro dos limites do município, em sua esfera continental conta também com Cana-brava, São Raimundo, Balneário de Ponta Grossa, Mangueira, Mexeira, Melancia etc. localidades nas margens do Rio Magu, cuja água é cristalina e de pura beleza. No povoado de Aldeia está localizado o cemitério indígena onde foi sepultado o fundador de Araióses João de Deus Magu, na sede municipal os principais pontos são a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datado do ano de 1748, a Praça Viva Araióses e a Ilha de Barreiras. As atividades econômicas do município são: a agricultura, a pesca, o comércio, o turismo e a coleta de caranguejo.

O município encontra-se na região nordeste do Estado do Maranhão, e é uma das portas de entrada para o Delta do Rio Parnaíba.
O município de Araioses compreende uma área de 1.782,5 km². Incluindo a parte continental e insular (Ilha das Canárias, Ilha do Caju, etc). Está localizado a uma altitude de 6 metros acima do nível do mar.
Sua população, de acordo com o Censo-2010, é de 42.505 habitantes, sendo 12.045 na parte urbana e na área rural 30.460 pessoas. Sua densidade demográfica é de 23,84 hab/km²., Possuindo clima tropical úmido.
O município localiza-se às margens do Rio Santa Rosa (afluente do Parnaíba) e é cortado pelo Rio Magu, rio este que tem nascentes no município de Santana do Maranhão.

0 comentários:

Estatísticas


Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários

 
Jornal de Araioses Copyright ©2012. Todos os direitos reservados. Desde 01/07/2012 Melhor visualizado no Mozilla Firefox. Resolução: 1024 x 768 ou superior